7.13.2005

ELEMENTAR DOJE



Jon Kennedy prometeu muito aquando de “We're just waiting for you now”, álbum de estreia na Tru Thoughts. Deu o salto relativo e consequente e foi contratado pela Grand Central, mas agora parece estar numa espécie de animação suspensa enquanto não surge a inspiração para rasgar as cortinas da conformidade.
Na editora de Rae & Christian sente-se como peixe na água. Ao segundo álbum de originais, “Useless Wooden Toys” investe no imaginário breakbeat hip-hoppy soulfoul barra northern soul, investe na canção e traça algumas linhas de fuga com a cumplicidade de instrumentos, com contrabaixo em destaque, em deriva pelo funk sujo e duro, por influências de blues, ou pela pop /folk de guitarra ambientalista, por vezes com reminiscências psicadélicas.
Já se sabe que neste contexto há pano para mangas mas, habitualmente, e dada a já muita exploração da estética enunciada, não surgem grandes surpresas. É o caso.
É verdade que nem o espanto nem o entusiasmo epidérmico se abatem sobre nós, mas confirmados a competência e o bom gosto, o disco vai crescendo e ficando, revelando pormenores, combinações e opções sonoras interessantes que reafirmam que a promessa Jon Kennedy se mantém viva e, provavelmente, cumpre mais uma etapa necessária no complicado processo de crescimento e maturação artístico.
Para misturar com Rae & Christian, Aim, G. Love, Stereo MC's, Ty (vai bem com “The Beef”)...