9.01.2005

ZENTEX



TERMINAL

HANGAR K7 – FUNDIÇÃO DE OEIRAS
2 de SETEMBRO
CONCERTO: ZENTEX
ENTRADA LIVRE

Tal como foi prometido, o projecto TERMINAL inaugura no dia 2 de Setembro a quarta e última parte da experimentação multidisciplinar que ocupa o hangar K7 da Fundição de Oeiras. Durante seis meses foi possível visitar, num local descentralizado, esta exposição que reuniu um grupo de jovens artistas portugueses.Organizado por módulos e albergando alguns contentores para projectos mais específicos, o TERMINAL tentou acima de tudo valorizar a dinâmica resultante da a interacção entre todos os métodos criativos.
O ciclo de concertos encerra com um exemplo de cultura urbana. A cultura da dança que inspira todos os que se deslocam aos clubes procurando descobrir novas alianças. Na mais recente edição da imprescindivel editora alemã Traumschallplatten (Elektronische Musik Interkontinental 4 - CD), podemos escutar como abertura um tema atribuido a Portugal. Na verdade, Zentex, é Jari Marjamäki – um finlandês que reside em Portugal desde o início dos anos 90. Com um interesse natural e uma vontade direccionada, Jari entregou o seu tempo à produção sonora. O ponto de partida começa em meados dos 90 com a aquisição de material electrónico tendo como resultado, vários convites de projectos lisboetas (Imago;XL). Entretanto já quase não chegam os dedos das mãos para contabilizar os anos de entrega musical e com toda a certeza necessitamos de uma ajuda dos dos pés para marcar os projectos a que pertence. Um dos mais reconhecidos é a sua versão como DJ – Yari. A este nome está associado o grupo Pulsar que, em Lisboa, actua como um colectivo de artistas empenhado na divulgação da mais clubística música electrónica e suas lógicas vertentes. Com Nuno Bernardino é a metade do Ballet Mecânico, projecto da Rádio Oxigénio convertido posteriormente em sessão DJ.O lado minimal do finlandês mais português é que se escuta com orgulho e claro que, nestes casos, o lado português, iluminado pela moderação climatérica, é o que conta mesmo.


Mais info em www.plano21.net

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ouço a música sempre que passa (ouço tudo o resto também) e devo dizer que não soa nada a Lusitano (razão pela qual não me surpreendi ao descobrir que não tinha sido um luso a construir), mas o som é interessante, no mínimo!

7/9/05 17:22  

Enviar um comentário

<< Home