10.19.2005

MAGNUM.PT


"ESPELHO MEU, PORTUGAL VISTO POR FOTÓGRAFOS DA MAGNUM
em Moscovo no Manege Central Hall of Exibition de 18 de Outubro a 6 de Novembro
uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Embaixada de Portugal em Moscovo
em colaboração com a Casa da Fotografia de Moscovo.



Espelho Meu – Portugal visto por fotógrafos da Magnum, uma co-produção entre o Centro Cultural de Belém e a Agência Magnum Photos Paris, comissariada por Alexandra Fonseca Pinho e Andrea Holzherr que foi recentemente apresentada no Centro de Exposições do CCB no passado mês Julho e Agosto, vai poder ser visitada na Rússia, Moscovo, a partir de amanhã dia 18 de Outubro, numa inauguração que contará com a presença dos Senhores Ministros Diogo Freitas do Amaral, Manuel Pinho e Isabel Pires de Lima.


Promovida pelo Ministério da Cultura, a itinerância da exposição para Moscovo representa a possibilidade de mostrar este projecto, concebido e produzido pelo CCB, num contexto de recepção que lhe encontrará novos sentidos e possibilidades.
De facto, a exportação de projectos expositivos originais constitui um importante desígnio da estratégia de programação do CCB aqui concretizada.


Esta exposição nasceu das mais de 100 imagens sobre Portugal existentes nos arquivos da Agência Magnum, Paris, a maioria das quais nunca expostas ou publicadas. A exposição apresenta assim uma selecção de fotografias daquele acervo, que vão desde os trabalhos de Henri Cartier Bresson e Inge Morath da década de 1950, passando por imagens do período revolucionário de Giles Peress ou Guy Le Querrec, até às mais recentes de Martin Parr e Georgui Pinkhassov, entre outros.
A par deste núcleo são ainda apresentadas cerca de 30 novas fotografias realizadas expressamente para Lisboa/CCB pelos fotógrafos Susan Meiselas, Miguel Rio Branco e Josef Koudelka.

"Percorrer a exposição é fazer um caminho de descobertas e memórias devolvidas, umas duras, outras emocionantes. Entre a ironia e a recusa, entre a empatia e a surpresa, somos nós no olhar dos que nos quiseram ver. Em qualquer dos casos, para olhar de frente, como a um espelho"
Celso Martins, Expresso – Actual, 9 de Julho 2005

Depois de Lisboa, será a vez de Moscovo apresentar esta magnífica exposição.
Grata pela divulgação e sempre disponível para esclarecimentos,

Sofia Mântua
Gabinete de Imprensa e de Comunicação"