9.19.2005

QUENTE E FRIO



O novo álbum de Colder chama-se “Heat” e um desenvolvimento lógico do género “evolução na continuidade”, mais ou menos depurado, do registo de estreia “Again”, lançado em 2003.
James Murphy tem os Fall e Marc E. Smith, o parisiense Marc Nguyen Tan usa os Joy Division como inspiração seminal e até Ian Curtis como influência tutorial , para compor mais uma mão cheia de excelentes canções que têm como ponto de partida o punk pop ensombrado pela depressão urbana de traços pré-góticos revisto á luz da história da música (já se passaram 26 anos sobre a edição de “Unknown Pleasures”) e do século xxi 8a caixa baixa tem uma leitura mais lata e visualmente interessante).
Além desta base de criação, há dub, electrónica, groove, piscares de olho aos Can, Suicide e Grace Jones e até um inesperado tapete de orgão Hammond.
Dias cinzentos, chuva, grão cinematográfico, e um sentimento agridoce de ascendência adolescente em registo cool de inglês com sotaque francês.
Curiosamente, os Joy Division não estão referidos nas canções da vida de Marc Nguyen Tan mas há Einsturzende Neubaten, Coil, Current 93, Durutti Column... e sobretudo uma descrição fulminante da obra e dimensão do autor, recolhida por acaso numa revista estrangeira de referência (acho que na Jockey Slut) que apresentamos já traduzida sem cobrar mais por isso:
“... contaminado pelo amor adolescente aos terroristas 'noise' EN (curiosa sigla que nos remete para Estrada Nacional, haverá aqui alguma intenção? Será o disco que tem o cavalo na capa?*), 'Again' não estará longe de Serge Gainsbourg a ser sodomizado pelos PIL no 'Haunted Dancehall' dos Sabres of Paradise”


* A propósito de Blixa Bargeld e da cena de Berlim nos anos 80, do clube de Nick Cave, Mick Harvey e Kid Congo Powers e amigos, fica um dos mais fantásticos títulos/haiku de disco
Die Haut : HEADLESS BODY IN A TOPLESS BAR

3 Comments:

Blogger RP said...

Epá (product placement, a partir de hoje será sempre substituido pelo acrónimo, não, não, não é uma sigla, PROPAT), obrigadinho.

19/9/05 10:05  
Anonymous Anónimo said...

Excelente... desde Out Hud - "Let Us Never Speak of It Again"
que não ficava colada a uma música/album. De facto as semelhanças com Joy Division tornam a coisa ainda mais interessante.

19/9/05 10:49  
Blogger RP said...

Da safra electro qqc (qualquer coisa), assim de repente, há várias coisas que valem a pena: Colder, !!! e Out Hud (partilham 3 elementos), LCD Soundsystem, Gonzales, DFA, Peaches...

20/9/05 07:35  

Enviar um comentário

<< Home